Press Enter / Return to begin your search.

A terapia floral foi desenvolvida pelo médico inglês Dr. Edward Bach que percebeu, em sua prática clínica, que os estados mentais e emocionais de seus pacientes tinham grande influência na saúde como um todo.

Desde pequeno ele sempre demonstrou grande amor pela natureza, por isso, foi pesquisar nas plantas, essências com qualidades terapêuticas que reequilibrassem as emoções negativas de seus pacientes. Sua busca foi por um método simples e acessível que pudesse ser usado por todas as pessoas. Desta forma, ele desenvolveu 38 essências florais a partir de extratos de plantas que vibram em frequências muito sutis tendo capacidade para reequilibrar as emoções.

Por meio desse reequilíbrio a pessoa consegue recuperar o autocontrole, lidando melhor com as situações estressantes do momento, mantendo-se mais tranquila e pró-ativa.

A homeopatia, assim como os florais, atua no emocional do indivíduo. No entanto, os florais propiciam uma menor sobrecarga física, já que harmonizam o emocional, evitando o agravamento da doença e a somatização.

Os florais, assim como a fitoterapia, são extraídos de produtos de origem vegetal com finalidade terapêutica, porém não exigem atenção quanto às dosagens e interações com outras medicações e podem ser usados de forma segura e junto com outros medicamentos.

O Sistema Único de Saúde (SUS) incorporou, em março de 2018, a Terapia de Florais como uma das Práticas Integrativas e Complementares para o tratamento de pacientes. Tal decisão demonstra a valorização, por parte do Ministério da Saúde, de terapias voltadas para a prevenção de doenças e bem-estar emocional, além do tratamento dos doentes.