Estamos entrando em março e neste mês temos vários temas relacionados ao Dia Internacional da Mulher: as conquistas, os desafios e os novos caminhos.
Tendo este pensamento em conta e o fato de estarmos abordando o processo psicoterapêutico, o que é uma via para tornar-nos aquilo que de fato somos e descobrir-nos a nós mesmos, gostaria de falar nessa semana sobre um floral que colabora nesse direcionamento: o Agrimony.
O Agrimony, no cotidiano do terapeuta floral, as vezes pode ficar relegado ao segundo plano. A atuação deste floral aponta para trazer à tona o que esta por trás, aquilo que não é facilmente observado.
Porem, aqui cabe uma reflexão. Em muitas circunstâncias, o paciente não parece ter dúvidas sobre suas mazelas e dificuldades, o que nos leva a focalizarmos em outras essências florais em um primeiro momento. Apenas após alguns atendimentos vamos apercebendo a necessidade da introdução do floral Agrimony.
Uma pessoa para qual se possa sugerir o uso deste floral, costuma apresentar caráter cordial, sorriso fácil, sem que se perceba o real sofrimento que a acomete. Muitas vezes foram educadas no sentido de não perturbar aos demais com dores ou problemas que as afligem.
Me faz lembrar o início do poema de Fernando Pessoa: “O poeta é um fingidor. Finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente…”. No entanto para aqueles cujo caráter é do tipo Agrimony, este fingir pode ser tão intenso que muitas vezes não se apercebem daquilo que os está incomodando, ou ainda percebem, mas disfarçam para evitar quaisquer tipos de conflitos.
O Dr Bach descrevia as pessoas deste modelo, que mesmo diante de tormentos pessoais intensos, mantinham o ar jovial e bem-humorado, escondendo suas preocupações. Por este motivo são mais suscetíveis a buscar refúgio no álcool, nas drogas, ou até mesmo em esportes radicais, tudo para ajudá-las a seguir em frente e afastá-las de suas inquietações.
Diante de uma sociedade que nos cobra determinados comportamentos e atitudes, precisamos ter em conta que aquilo que nos perturba não pode ficar em segundo plano. Buscar um entendimento mais claro para aquilo que nos incomoda pode, muitas vezes, aliviar a tensão que vivenciamos em nossas vidas.
Também nesse sentido, o floral Agrimony colabora para diminuir esta ansiedade, permitindo que as pessoas ao nosso entorno compreendam melhor o que se passa conosco. Consequentemente ao apontar mais claramente aquilo que nos aflige, fica mais fácil focarmos naquilo que de fato é importante para nós e a não nos perdemos de nós mesmos.
Veja mais conteúdo sobre florais nesse link: https://bit.ly/3ebucG2