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Estamos na semana em que se comemora o Dia das Crianças e o Dia dos Professores. Talvez por uma questão comercial, a segunda data seja menos mencionada pelas propagandas e notícias em geral. No entanto, se há um período em que um professor tem um papel central em nossas vidas é no período da infância.

Como pode uma profissão tão pouco valorizada, ter ao mesmo tempo, tanta importância no desenvolvimento de um ser humano.

Digo isso porque é dentro do âmbito escolar que aprendemos muito daquilo que usamos na nossa vida adulta.

Desde informações básicas como ler e escrever até os assuntos mais específicos que talvez nos ajudem a definir com o que nos ocuparemos na vida adulta e, sobretudo, o aprendizado de maior importância, na minha opinião, que é aprender a viver em sociedade.

O desafio de ter que se adaptar as regras e horários da escola, somado as questões de organização com tarefas e provas, além de ter que lidar com a convivência cotidiana de grupos que não necessariamente nos são familiares e receptivos.

Ou seja: uma espécie de réplica em menor escala daquilo que teremos vivenciar na vida adulta.

A escola e seu papel na formação do SER

A diversidade que uma escola traz é de suma importância para o desenvolvimento infantil, aprender a lidar com esta rotina social, que de alguma forma vai sendo colocada em confronto com aquilo que havíamos aprendido em casa, vai dar o formato do nosso ser social.

Todas as experiências boas ou más, desafiadoras ou tranquilas, vão cimentando o nosso modo de SER no mundo.

Nossos valores, hábitos e caráter vão sendo estabelecidos a partir destas vivências e nossos professores são muito importantes neste processo.

Alguns pais talvez imaginem que no processo de educar as crianças, não haja frustração ou limitações, alguns, às vezes, são muito críticos em relação àquilo que de fato se pode ou não fazer no âmbito escolar. E talvez terceirizem um trabalho que deveria ser desenvolvido em parceria entre família e escola.

Por outro lado, professores não entendem que possa haver situações que dificultem a aprendizagem desta criança que não necessariamente tem a ver com uma incompetência familiar.

E os professores, como influenciam na construção do SER?

Segundo um provérbio africano “É preciso uma aldeia para se educar uma criança”. Sendo assim, não podemos imaginar que a formação de uma criança se dá apenas através dos valores de sua família. Somados a estes está todos os valores da comunidade em que esta criança vive e se relaciona.

Por este motivo, quanto mais adultos se colocarem à disposição para educarem as crianças do seu grupo de pertencimento, não só será possível complementar possíveis ausências, como ainda poderemos enriquecer o vocabulário social destas crianças.

Não existe um modelo perfeito de educação, aos prezarmos pelo conhecimento formal, podemos estar deixando de lado as experiências concretas. Ao focarmos no social pode haver uma maior dificuldade para este indivíduo lidar com as ausências ou ainda consigo mesmo.

Mas um olhar atento e amoroso talvez seja o melhor incentivo para que uma criança se desenvolva como um adulto socialmente conectado e participativo.