Aperte ENTER e comece sua pesquisa.

Estamos na semana Mundial do Aleitamento Materno, evento que ocorre desde 1999 e tem o objetivo de promover o tema mundialmente, discutindo as vantagens e importância desta prática.

Amamentar um bebê, muito mais que nutri-lo, traz o benefício da conexão entre mãe e bebê. Além de ser um alimento natural, fácil de ser acessado, contribui ainda para o aumento de sua imunidade. Os benefícios são inquestionáveis, tanto para a criança, quanto para a mãe.

Com o Dia dos Pais se aproximando, fiquei refletindo sobre a importância dos mesmos no processo de amamentação.

Num primeiro momento pode parecer uma certa incoerência, pois afinal os pais não amamentam, mas não há como negar a relevância do papel que eles podem desempenhar, se estiverem dispostos a isto.

O amamentar, por mais natural e desejável que seja traz seus desafios. Em um primeiro momento há questões relacionadas ao mecanismo em si: o bebê dará conta de sugar? Haverá a produção de leite? As mamas vão machucar? Uma boa orientação neste sentido contribui muito para diminuir a ansiedade e aumentar as chances de sucesso.

Na etapa seguinte, mais relacionado ao cotidiano, é que os pais podem se transformar nos grandes parceiros no amamentar. O suporte ocorre tanto no aspecto prático, como trazendo um copo de água, pegando algo que falta ou afastando companhias que perturbam, como ainda no aspecto emocional, dividindo com a companheira o momento, que muitas vezes pode parecer para ela, e para nosso entorno apressado, um desperdício de tempo.

E o Rodrigo Hilbert?

Fiquei muito surpresa ao ouvir da Fernanda Lima, modelo e apresentadora, comentar recentemente que quando os seus filhos gêmeos nasceram seu “super marido” Rodrigo Hilbert ficou preparando churrascos e recebendo aos amigos para festejar o acontecimento

Quem poderia imaginar que o “seu marido faz tudo” tivesse se colocado a margem deste acontecimento? Feliz, porém distante das necessidades da parceira.

Importante apontar que isto, muitas vezes, acontece por inexperiência de ambos no processo. Por ser natural, consideramos que “intuitivamente” todos saberão o que fazer.

Na amamentação o diálogo e as informações podem ajudar muito, porem, neste caso, informações de quem sabe e não simplesmente daqueles que já passaram pelo processo, pois pasmem, às vezes, os “experts” podem trazer dados contraditórios e ineficazes.

Qualquer coisa que se assemelhe a “É assim mesmo” ou “Você se acostuma” devem ser investigadas mais a fundo.
O incentivo da prática tem trazido o benefício de informações mais atualizadas e pertinentes facilitando o processo.

Portanto, pode ser que não seja possível alcançar os elogios direcionados ao Rodrigo Hilbert e suas habilidades de mestre-cuca ou de sua expertise em manualidades, mas com certeza é possível batê-lo no quesito pai atento as questões do aleitamento. Mas ajam rápido porque já soube que ele tem se empenhado em se desenvolver nesta área também!

Um ótimo Dia dos Pais para todos aqueles que cumprem este papel!