Aperte ENTER e comece sua pesquisa.

Amanhã, dia 17 de julho, às 11hs, Julian Barnard, fundador e diretor da Healing Herbs, considerado uma autoridade mundial em florais de Bach, dará uma palestra sobre a água. Recomendo! Veja mais detalhes aqui.

Fiquei pensando sobre como um elemento tão básico, de uma composição tão simples pode ser tão fundamental na nossa existência. E o quanto de fato o simples é complexo!

A água é responsável direta por nossa existência, nosso percentual de água no corpo é enorme, nossos alimentos têm muita água, nossos rituais estão sempre ligados à água. A água que purifica, que relaxa, que alimenta…

Do ponto de vista psicológico, a água traz a ideia do inconsciente, daquilo que é profundo e desconhecido. Mesmo quando é possível uma visão mais clara da mesma, ainda assim “tem distorções de luz e de forma”.

Bruce Lee, artista marcial, ator e diretor na década de 60 e conhecido por suas performances em filmes e por ter colaborado para um menor distanciamento entre a cultura oriental e ocidental, afirmou no documentário “Bruce Lee em suas próprias palavras”, o seguinte:

“Esvazie sua mente.
Seja sem forma, amorfo, como água…
Se você coloca a água num copo, ela se torna o copo,
Se coloca a água numa garrafa, ela se torna a garrafa.
Coloque-a numa chaleira, ela se torna a chaleira.
A água pode fluir e colidir!
Seja água, meu amigo!
Água corrente nunca fica velha, ela apenas continua fluindo.”

Interessante pensarmos na “sabedoria” da água. Débil a princípio, podendo se moldar a qualquer recipiente, ela se adequa e aceita. Diante de um obstáculo, ela busca outro caminho, dá a volta e parece acatar aquilo que se apresenta. No entanto, aos poucos vai “minando” resistências, polindo aquilo que parece infinitamente mais forte do que ela, e se a insistência para freá-la for excessiva, apresenta-se poderosa e implacável destruindo tudo o que se coloca em sua frente.

Acessar aquilo que se apresenta em nossas profundezas, ter flexibilidade para contornar obstáculos e persistência para se manter em movimento, são lições preciosas que podemos aprender com a água.